Super Fruits Slot

indústria de a - z

O que é Metrologia?

A metrologia é a ciência da medição e no campo industrial é a ciência que permite a calibração, verificação e validação de diferentes processos industriais de forma precisa e confiável.

O que é metrologia?

Metrologiaé a ciência das medições e suas aplicações abrangido todos os aspectos teóricos e práticos relacionados às medições, independentemente das incertezas incluído  padrões de medição, equipamentos, métodos, calibração e a qualidade dos resultados. 

A metrologia é fundamental em processos industriais, garantindo a qualidade de produtos, e em pesquisas científicas, assegurando a confiabilidade dos dados.

O termo metrologia se origina das palavras gregas: metron = medida; logos = ciência.

A metrologia está dividida em três grandes áreas:

  1. Metrologia Científica:
    Utiliza instrumentos laboratoriais, pesquisas e metodologias científicas com base em padrões de medição nacionais e internacionais para alcançar altos níveis de qualidade metrológica.

  2. Metrologia Industrial:
    Controla sistemas de medição em processos produtivos industriais, garantindo a qualidade dos produtos acabados.

  3. Metrologia Legal:
    Relacionada a sistemas de medição usados nas áreas de saúde, segurança e meio ambiente.

Veja outros temas:Indicadores da indústria,Inteligência artificial,Jovem Aprendiz, Manejo florestal,Mercado de trabalho

Qual é a importância da aplicações da metrologia?

A metrologia é a base fundamental para a competitividade das empresas, assegurando a exatidão no processo produtivo e a qualidade de produtos e serviços. Além disso, é essencial para avaliar a conformidade de produtos e processos, promover a cidadania (saúde, segurança e meio ambiente), impulsionar a inovação e a competividade, e garantir reconhecimento nacional e internacional.

Objetivos e vantagens da metrologia

Os principais objetivos da metrologia são traduzir a confiabilidade nos sistemas de medição, garantir condições de aceitabilidade consistentes para produtos e melhorar o nível de vida das populações através do consumo de produtos com qualidade e da preservação da segurança, saúde e meio ambiente.

As vantagens da metrologia incluem garantir a qualidade do produto final, aumentar a confiança do cliente, diferenciar tecnologicamente e comercialmente as empresas, reduzir o consumo e desperdício de matéria-prima, aumentar a produtividade, evitar rejeição de produtos e preservar a imagem da empresa no mercado. A metrologia é, portanto, uma ferramenta imprescindível para o desenvolvimento e crescimento sustentável de diversos setores econômicos.

O que é metrologia industrial

Ametrologia industrial é uma área da metrologia que se concentra no controle e garantia da qualidade dos processos produtivos industriais desempenhando um papel fundamental ao permitir a calibração, verificação e validação de processos industriais de maneira precisa e confiável. Essas atividades metrológicas são essenciais para garantir a segurança e a qualidade não apenas dos alimentos, mas também de uma variedade de produtos industriais.

Importância da metrologia industrial

A metrologia industrial é especialmente importante para setores como a indústria de alimentos, bebidas, indústria automotiva, aeroespacial, eletrônica, entre outras. Testes de qualidade realizados por serviços de metrologia são fundamentais para garantir a conformidade dos produtos serviços. Na industria de alimentos, esses testes podem verificar a presença de bactérias nocivas, como a Salmonella, e garantir que os níveis de gordura estejam dentro dos limites seguros para consumo humano.

Além de garantir a qualidade dos produtos, os serviços de metrologia desempenham um papel importante em outros aspectos da indústria.

  • Em primeiro lugar, eles podem reduzir desperdícios e impactos ambientais nos processos produtivos;
  • Em segundo lugar, podem estimular a inovação de máquinas que aumentem a confiabilidade das medições;
  • Por fim, a metrologia contribui para a segurança do ambiente de trabalho;

Metrologia na indústria de alimentos

Para comercialização de produtos de origem animal, a indústria precisa obter selos de inspeção municipal, estadual ou federal. Para obtenção deste selo, a indústria deve apresentar algumas evidências de qualidade e segurança, como relatórios de ensaio.Os ensaios devem ser realizados por um laboratório credenciado e contratado pela própria indústria.

Em muitos casos, é necessário que a indústria apresente evidências de que seu produto atende aos requisitos de qualidade e segurança especificados. Dentre essas evidências, estão os relatórios de ensaio que contém os resultados das análises realizadas por um laboratório externo, contratado pela própria indústria. 

Rede SENAI de laboratórios de metrologia: referência em serviços metrológicos

A Rede SENAI de Laboratórios de Metrologia é a maior rede privada do país. O SENAI é o principal parceiro da indústria em serviços metrológicos. O SENAI conta com uma rede de 98 unidades, contendo 232 laboratórios, que realizam os mais diversos serviços metrológicos, em todo o Brasil.

Os laboratórios prestam serviços de ensaio e calibração, com reconhecimento de órgãos como Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Este reconhecimento de outras instituições mostra a competência do SENAI, a qualidade e a confiabilidade dos serviços prestados e seus resultados.

Os 60 Institutos SENAI de Tecnologia oferecem serviços de metrologia e de consultoria que tem soluções para reduzir desperdícios e impactos nas práticas produtivas e na produtividade. A rede conta com equipe de 1,3 mil consultores capacitados em metodologias padronizadas e testadas, conectados em rede nacional para atendimento de demandas setoriais. Em 2022, foram executados 2,1 milhões de ensaios nos 232 laboratórios de serviços metrológicos em atividade.

Contribuição da metrologia para a exportação e competitividade industrial

A metrologia abre caminhos para a inserção do produto brasileiro no exterior, estabelecendo padrões para ações em segurança no trabalho e para a preservação ambiental.

Comprometido com a competitividade industrial, o SENAI faz questão de acompanhar a demanda de conhecimento e serviços na área da metrologia. Isso porque a aceitação internacional dos produtos nacionais indica que nosso padrão de qualidade está de acordo com os mercados mais exigentes. A metrologia é uma área diferencial, que garante a expansão da produção industrial brasileira no cenário internacional.

Aplicação prática da metrologia industrial

Embora as médias e grandes indústrias já estejam familiarizadas com os serviços de metrologia, muitas vezes as empresas de menor porte enfrentam dificuldades para acessar esses serviços. É fundamental que empresas menores entendam a importância dos testes e saibam quais laboratórios procurar. A agilidade no fornecimento de resultados é um aspecto crucial para atender às necessidades da indústria.

Exemplos Práticos

Apresentamos dois exemplos práticos de indústrias que utilizam serviços de metrologia. O frigorífico Saudali, em Ponte Nova, e a empresa Jerivá, em Abadiânia-GO, contam com laboratórios parceiros, incluindo o SENAI, para garantir a qualidade e segurança de seus produtos. Essas parcerias são fundamentais para atender às exigências de controle de Salmonella e outros requisitos de qualidade.

Referências:
Conceito de Metrologia -  INMETRO
Metrologia - Conhecendo e aplicando em sua empresa

 

Super Fruits Slot Mapa do site